quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Andrei Tarkovsky

Entrevista com Andrei Tarkovsky

Itália, 1985.

(Enquanto caminha por um bosque):

- Andrei, o que é arte?

- Antes de definir arte, ou qualquer outro conceito, temos que responder uma questão muito mais ampla: Qual é o significado da vida do homem na Terra? Talvez nós estejamos aqui para nos enriquecer espiritualmente... Se a nossa vida tende a este enriquecimento espiritual então a arte é um meio para se chegar a isso. Digo isto naturalmente, de acordo com a minha definição de vida. A arte talvez deva ajudar o homem neste processo. Alguns acreditam que a arte possibilita o homem a conhecer o mundo como qualquer outra atividade intelectual. Não acredito nesta possibilidade de conhecimento. Eu sou quase um agnóstico. Conhecimento distrai-nos de nosso principal objetivo na vida. Quanto mais sabemos, menos sabemos: o nosso horizonte se torna mais profundo ficando mais estreito. Arte enriquece as capacidades espirituais próprias do homem e ele pode, então, superar-se e usufruir o que chamamos de "livre vontade".

- Tarkovsky, o que você gostaria de dizer aos jovens?

- Hmm..talvez...aprender a amar a solidão. A meu ver o problema com os jovens é que muitas vezes suas ações são agressivas e “ruidosas”... talvez para não se sentirem solitários...e isso é uma coisa triste. O indivíduo deve aprender a estar bem consigo mesmo...como uma criança...e isso não significa estar só: significa apenas não ficar aborrecido consigo mesmo, o que é um sintoma muito perigoso, quase uma doença.

- Tarkovsky, você teme a morte?

- Não. A morte não existe para mim... Não sei... Eu uma vez sonhei que estava morto e foi tal alívio! Essa incrível leveza e liberdade! Esse sentimento de liberdade e leveza me fez acreditar por um instante que eu estava morto. Ou seja, livre de todos os laços com o mundo. Então a morte não existe para mim. Existe apenas sofrimento e dor. As pessoas muitas vezes confundem os dois - sofrimento e morte. Mas eu... talvez... pense diferente quando estiver frente a frente com isso um dia....

- Você acredita que é imortal?

- Ah sim, certamente. Estou seguro disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário